Sonhos, emoções, lágrimas e despedidas!

Sonhos, emoções, lágrimas e despedidas!

Enquanto eu caminhava com minha família pelas ruas da cidade de Gênova, na Itália, a minha imaginação ficava povoada por tudo o que ali aconteceu, quando um grande grupo de italianos, premidos por necessidades e mudança de vida, decidiu emigrar para o Brasil.

Construções magníficas e monumentos faziam lembrar dos heróis que participaram da vida da nação. Aliás, alguns deles foram “heróis de dois mundos”, uma vez que
participaram de conflitos, tanto na América do Sul, como na Itália. Monumentos e grandes institutos tinham o nome de um dos grandes heróis – Giuseppe Garibaldi. Quando eu fui jantar, com a família no restaurante Ítalo, que fica em frente ao Porto, fiquei impressionado com o enorme
Bigo – imitando os mastros e as velas de um grande navio. Sentei próximo a janela. Enquanto conversava com os familiares e comia uma “pasta all’amatriciana”, ficava lembrando como eu havia feito a cidadania italiana, que permitiu ao meu filho, Alessandro e as minhas sobrinhas Patrícia e Clarice morassem na Itália e a Carla, em Londres.

Lembrei das palavras do colega e amigo, Fernando Rosa:
-Dal Molin, alguns países da Europa estão se organizando para formar a União Europeia! Tu, como italiano, vais poder entrar em todos eles!
Procurei o advogado Nelson Marchezan, que me orientou a ir no Comodato Italiano. Lá eu preenchi cartas para paróquias de San Zenoni degli Ezzelini. A minha alegria foi imensa, quando recebi a resposta! O meu avô Celeste Dal Molin havia nascido lá! Tinha, em mãos, a certidão de nascimento do meu avô!
Enquanto eu olhava pela janela, veio na minha imaginação o momento do embarque dos emigrantes para o Brasil. Parecia que eu estava ali no Porto vivendo as emoções e vendo os movimentos dos que partiam para um outro país e dos que ficavam! E, todos eles estavam envolvidos em sonhos, emoções, lágrimas e despedidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir